terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tipos de fossilização

Mumificação -É o unico processo onde o ser fica totalmente conservado (partes moles e duras). É o mais raro de todos os tipos de fossilização. Pode ser a partir do gelo ou do âmbar(resina)

Mineralização – Preenchimento da cavidade interior de ossos, troncos, buzios... Substancias minerais são depositadas em cavidades existentes.

Recristalização - É o processo normal, mas é um dos mais raros tambem em que se trocam compostos quimicos entre a rocha e o ser vivo.

Incrustação – Ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no interior de cavernas. Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.(http://www.ciencias3c.cvg.com.pt)

Carbonificação - ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.(http://www.ciencias3c.cvg.com.pt)

Moldagem - Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos. Normalmene a parte externa chama-se impressão.

2 comentários:

JP Amaral disse...

ta fixe o teu blog mas vai ver o meu sff

Sala de Ciências CVG disse...

Búzios ...e não busios.

Sugestão: Reduz a tua imagem no paint e assim encaixa com o resto do blog